Torta de Limão: a origem

0 comments on Torta de Limão: a origem

Reunir a família para saborear deliciosos pratos e sobremesas é um dos momentos mais especiais que vivemos, pois é nesta hora que degustamos as receitas tradicionais de família e sentimos a magia da culinária, a qual tem o poder de nos aproximar ainda mais das pessoas que amamos. 

 

A torta de limão é um dos pratos mais presentes nessas ocasiões, por ser uma sobremesa tecnicamente fácil de preparar e imensamente deliciosa. Como existem inúmeras opções de receitas, muitas vezes não conhecemos a origem do prato, sendo assim, hoje conheceremos um pouco mais sobre essa. 

 

Você já ouviu falar sobre a Key Lime Pie? Esse é o nome tradicional da torta de limão, sua origem é bem indefinida, mas há rumores que indicam que ela foi criada pelo botânico Jack Simons, em Key West, uma cidade insular do Estados Unidos. Seu preparo é bem semelhante a torta de limão consumida aqui no Brasil, mas a diferença está nos limões. A pioneira é feita com o Key Lime (um limão cultivado nos Keys), o qual é parecido com o nosso limão “taiti”, no entanto, é menor, possui sementes e uma casca mais amarelada. 

 

Como uma prato tradicional da Flórida, ao visitar o estado deve-se consumi-la, pois é uma sobremesa bem clássica da região, assim como o pão de queijo é de Minas Gerais e o Barreado é de Morretes-PR. 

 

Hoje é dia 15 de agosto, o qual é intitulado como Dia Nacional da Torta de Limão. Que tal aproveitar essa data e preparar uma sobremesa para degustar no café da tarde ou após as refeições? Separamos uma receita especialmente para você. Acompanhe o passo a passo e refaça em sua casa.

 

Tempo de preparo: 40 minutos (+4h de geladeira)

Rendimento: 8 a 10 porções

Dificuldade: fácil 

Ingredientes para massa

  • 1 pacote de biscoito maisena triturado (200g)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de raspas da casca de limão
  • 1 clara
  • Raspas da casca de limão e rodelas de limão para decorar

Recheio

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 xícara (chá) de suco de limão
  • 1 caixa de creme de leite (200g)
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor

Modo de preparo

Reserve uma tigela, misture o biscoito, a manteiga, as raspas de limão e a clara até formar uma farofa úmida. Preencha o fundo da sua forma Guardini com aro removível de 26 cm de diâmetro com a massa e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 8 minutos. Após assar bem, retire e aguarde esfriar. Para o recheio bata no liquidificador o leite condensado, o suco de limão, o creme de leite e a gelatina preparada conforme as instruções da embalagem por 1 minuto. Despeje sobre a massa da torta e leve à geladeira por 4 horas. Retire, desenforme e decore com raspas e rodelas de limão para servir. 

 

Hmmm, só de ler essa receita já ficamos com água na boca, não é mesmo!? 

 

Não se esqueça de visitar a nossa loja virtual, lá você encontrará os produtos certos para facilitar o seu dia a dia na cozinha. 

 

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on YummlyEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *