Mesa posta: a arte de encantar seus convidados

0 comments on Mesa posta: a arte de encantar seus convidados

Receber pessoas queridas no conforto do nosso lar é um dos melhores momentos que podemos vivenciar em nossa residência. Além de termos a oportunidade de reencontrar amigos e familiares, para contar as novidades, ou até mesmo fazer um convite especial, também podemos soltar a criatividade e decorar com carinho um dos ambientes mais frequentados da casa: a sala de jantar. Fora a decoração do espaço, devemos pensar em todos os possíveis detalhes, principalmente, na organização da mesa posta, pois a ela faz a toda diferença na hora de servir as refeições, seja em comemorações esporádicas, como casamentos e aniversários, ou em reuniões cotidianas.

Mas afinal, o que é mesa posta?

Como seu próprio nome já sugere, a mesa posta nada mais é do que o ato de ordenar pratos, talheres, copos e guardanapos sobre a mesa de jantar, proporcionando harmonia entre todas as peças expostas.

É uma técnica que segue as regras da etiqueta e é adorada pelos anfitriões, que desejam surpreender seus convidados. Esse hábito pode ser colocado em prática em qualquer refeição, seja no café da manhã, brunch, almoço, café da tarde ou jantar.

Existe um jeito certo de montagem para cada ocasião, e a decoração completará com êxito o evento. Antes de montar sua mesa posta, defina qual será o preparo, por exemplo, se for uma reunião mais informal, como um churrasco, sua mesa posta será mais leve e descontraída, no entanto, se for um jantar de noivado ela deverá ser mais sofisticada.

Para que você arrase na escolha dos itens e montagem da mesa posta, separamos algumas dicas essenciais, que tornarão essa tarefa ainda mais prazerosa. Confira a seguir:

Escolha um jogo de jantar, que transmita sofisticação e elegância, assim como o aparelho de jantar Flat Forest, da Porto Brasil, que possui um design clean com cores vivas e alegres. Além disso, complete a composição com talheres, copos, guardanapos e um conjunto de sousplat.

A escolha da toalha ou jogo americano também fará a diferença na mesa posta, portanto, opte por tecidos neutros, para que eles não se sobressaiam perante as louças.

Os talheres devem ser escolhidos de acordo com os pratos que serão servidos, por exemplo, caso você sirva peixes, procure utilizar os talheres adequados para essa refeição. Importante: Conforme imagem a seguir, cada item da mesa posta tem uma função específica.

ABC da Mesa - Mesa Posta - Panela Mix - Jogos de Jantar

Observe a disposição dos itens da mesa posta acima, ela segue as regras da etiqueta e pode ser utilizada em ocasiões especiais ou do dia a dia.

Transmita sua personalidade

Há dois tipos de mesa posta, simples e requintada, e ambas precisam ser organizadas. A diferença entre elas, é que na simples há poucos elementos sobre a mesa, mas é claro, sem deixar de lado a delicadeza e elegância da montagem.

Após decidir a escolha das peças, prossiga para a decoração da mesa posta, invista em um belo centro de mesa, que pode ser um buquê de flores, um candelabro ou até uma cesta de frutas, tudo dependerá da ocasião do momento.

Para que a decoração transmita toda a sua personalidade à mesa, opte por objetos que apresentem com êxito suas características, por exemplo, se você for uma pessoa romântica e que adora a natureza, invista em flores delicadas e ramos finos.

Cada detalhe contribuirá para que a refeição seja inesquecível, a junção de uma bela mesa posta e dos sabores dos preparos culinários, com certeza encantará seus convidados.

Lembre-se que em nossa loja virtual você também encontra utensílios de mesa, para complementar a sua cozinha, visite o nosso site e confira.

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on YummlyEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *