Sabores do sul: Hambúrguer de Pinhão

0 comments on Sabores do sul: Hambúrguer de Pinhão

O mês de junho está chegando e com ele recebemos as temperaturas baixas, (principalmente aqui na região Sul), e as tradicionais festas juninas, que proporcionam muita diversão e trazem deliciosos quitutes, como o pinhão cozido, um dos mais consumidos e adorados nesta época.

Por ser uma semente rica em fibras, carboidratos de baixo índice glicêmico e gorduras monoinsaturadas, as quais contribuem para um bom funcionamento intestinal, o pinhão faz sucesso em todo território nacional, mesmo tendo sua origem localizada na região sul do país.

Geralmente, é um alimento consumido cozido, sem nenhum preparo específico, o qual é retirado a casca e ingerido em sequência. No entanto, o pinhão é um ingrediente que complementa com sucesso inúmeras receitas, como é o caso da de hoje, que encontramos no blog tempero alternativo. Se os hambúrgueres tradicionais já são bons, imagina um de pinhão, hmmm… Só de pensar já dá água na boca.

Por ter uma característica mais espessa e “massuda”, o pinhão deixa o hambúrguer com uma textura interessante e substitui bem a carne. É uma ótima opção para os veganos de plantão, hein!?

Vamos aos ingredientes (porção para 4 hambúrgueres)? Você vai precisar de…

Pinhão cozido e sem casca – 3 xícaras (420 g)

Farinha de rosca – 1/3 xícara (60 g)

Pimentão vermelho cortado em cubinhos – 1/3 xícara (60 g)

Salsinha fresca picada grosseiramente – 1/4 xícara

Azeite de oliva – 2 colheres de sopa (30 ml)

Água – 3 colheres de sopa (45 ml)

Páprica defumada – 1 colher de chá (5 g)

Sal – 1 colher de chá (5 g)

Pimenta do reino moída – a gosto (opcional)

Modo de preparo:

1- Insira todos os ingredientes no processador, com exceção da farinha de rosca, e bata bem até obter uma mistura homogênea.

2- Acrescente a farinha de rosca e misture novamente até a massa começar a dar liga. Se necessário adicione mais um pouco de água.

3- Divida em 4 porções iguais e modele em formato de hambúrguer.

4- Aqueça um fio de óleo em sua frigideira Roichen. Frite os dois lados do hambúrguer até ele ficar douro.

Obs: Se acaso você não for consumir após o preparo, congele os hambúrgueres crus separados por um filme de PVC ou papel manteiga e conserve em seu pote hermético kankan. Congelados duram cerca de 2 meses.

5- Monte o sanduíche do jeito que preferir. Sirva ainda quente e saboreie sem moderação. rs

Dicas extras:

  1. Lave e corte as pontas dos pinhões. Essa etapa descomplica o descasque da semente e contribui para a seleção dos melhores.
  2. Para cozinhá-lo de forma eficaz, adicione sal e água até cobrir os pinhões e cozinhe por 20 minutos após a panela pegar pressão.
  3. Desligue a fonte de calor e aguarde a pressão sair naturalmente.

Tirando a parte mais complexa, que é a de descascar o pinhão, essa é uma receita super rápida, que não demanda muito tempo. Prepare essa delicia para seus familiares e depois nos conte se eles aprovam.

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on YummlyEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *