Panela Wok: versatilidade para sua cozinha

0 comments on Panela Wok: versatilidade para sua cozinha

A gastronomia asiática e oriental é extremamente rica, por isso, percorre o mundo todo. A variedade de pratos é enorme, além de proporcionar o privilégio de degustar uma explosão de sabores, pela junção de vários alimentos e especiarias. Todo cozinheiro sabe da importância de escolher o utensílio ou equipamento certo para a realização de seus pratos, e a panela Wok é um dos itens indispensáveis para fazer esses e outros preparos incríveis, práticos e requintados, pois é uma peça super versátil que está cada vez mais presente em nosso cotidiano.

A panela Wok é um espécie de frigideira funda, que tem como característica a retenção do calor e pela distribuição uniforme do aquecimento em sua base (ainda mais se for de alumínio fundido com revestimento cerâmico, como as panelas Roichen). Além de conquistar os chefs de cozinha de diversos restaurantes renomados, também ganhou um espaço especial nas cozinhas dos amantes e aventureiros da culinária, pois disponibiliza o preparo de infinitas receitas, desde as mais rápidas (por cozinhar todos os alimentos de uma só vez), até as mais trabalhadas, que demandam um pouco mais de tempo.

Pensou em adquirir uma panela Wok, mas está com dúvida de como utilizá-la corretamente? Então continue acompanhando este artigo, pois criamos um guia rápido de utilização da peça e também demonstramos seus principais benefícios. Vamos lá?

Panela Wok: 4 maneiras de utilizá-la.

1- Saltear

É uma técnica muito utilizada na cozinha, que consiste em refogar os alimentos com uma pequena quantidade de óleo. Para utilizar esse método, basta aquecer bem a sua Wok, colocar os ingredientes selecionados e mexê-los até que atinjam o aspecto desejado.

2- Fritar

Assim como outros modelos de frigideiras, você também poderá utilizar a panela Wok para fritar seus preparos, mas lembre-se de colocar o óleo só até a metade da panela para evitar acidentes, viu.

3- Cozinhar

Se o preparo exige um pouco mais de tempo de cozimento, não tem problema, pois a panela Wok também serve para a realização desses pratos. Nesse caso, com o auxílio de uma tampa. Importante: opte pelo uso do fogo baixo para cozinhá-los com mais precisão, e de tempos em tempos, mexa os ingredientes para que fiquem bem soltinhos. É uma ferramenta incrível para fazer risotos e molhos.

4-  Cozinhar no vapor

A utilização deste procedimento exige o auxílio de alguns utensílios complementares, como o uso de um cesto de cozimento a vapor. Coloque os alimentos dentro da cestinha e posicione a mesma sobre a sua panela Wok. Insira a quantidade necessária de água para o cozimento do alimento selecionado e fecha bem o cesto.

Benefícios de se utilizar uma panela Wok

A panela/frigideira wok é um instrumento super versátil, pois como vimos anteriormente, serve para diferentes tipos de preparos. Além disso, ela também possui três benefícios de extrema importância.

  • Agilidade: graças ao seu formato, os alimentos cozinham muito mais rápido.
  • Economia: de tempo, gás ou energia, já que os preparos ficam prontos rapidamente.
  • Uso de menos gordura: seu revestimento é muito bom e há modelos que possuem a antiaderência como principal característica, o que facilita a preparação de diversos alimentos. Além disso, também há modelos que priorizam à saúde, onde existe redução do óleo, no entanto, com uma grande vantagem de serem 100% naturais, ou seja, não liberam nenhum tipo de toxinas nos alimentos.

Sim ou claro, que uma panela Wok fará toda diferença em seu dia a dia? Visite o nosso site e confira os modelos disponíveis.

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on YummlyEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *