4 sobremesas com café… Fáceis e deliciosas

0 comments on 4 sobremesas com café… Fáceis e deliciosas

O café é uma bebida tão adorada e tradicional, que possui até datas especiais para celebrar a sua existência. O dia mundial do café é comemorado anualmente em 14 de abril, além deste dia, também existe o dia nacional do café, aqui no Brasil ele é celebrado em 24 de maio. Seja ele carioca, pingado, cappuccino, americano ou expresso, o café é uma paixão mundial, nacional e regional, não é mesmo?

Além de consumi-lo líquido, também há a possibilidade de usá-lo em receitas deliciosas: são inúmeras sobremesas que levam esse grão como parte dos ingredientes necessários para tal realização. Provavelmente, assim como nós, você é um amante do café e adoraria aprender novas receitas para surpreender seus amigos e familiares, por isso, selecionamos 4 sobremesas com café, que são irresistíveis e fáceis de ser replicadas. Confira:

1 – Brownie Fudge de Café: uma ótima opção para deixar a páscoa ainda mais saborosa.

Ingredientes:

  • 500 gr de chocolate meio amargo de cobertura
  • 200 gr de Creme de leite
  • 1 xícara de café expresso
  • 250 gr de Leite condensado
  • 1 cálice de licor Mandarino
  • Grãos de café para enfeitar
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:

Divida o tablete de chocolate pela metade e separe-o em duas vasilhas de vidro. Na primeira, acrescente o creme de leite e deixe-o no micro-ondas por cerca de 50 segundos. Após esse período, retire a vasilha e mexa bem os ingredientes. Se acaso o chocolate não derreter o suficiente, retorne ao micro-ondas e deixe mais alguns segundos.

Adicione o licor e mexa bem, para que ele fique bem incorporado ao chocolate. Coloque a mistura na forma forrada com papel e leve à geladeira. Enquanto isso, adicione o leite condensado na outra vasilha com o restante do chocolate e faça o mesmo procedimento no micro-ondas. Acrescente o expresso, a baunilha e misture muito bem. Deixe esfriar um pouco e leve à geladeira. Quando a mistura que está na geladeira estiver quase sólida (depois de 10 ou 15 minutos), despeje essa outra mistura de chocolate e deixe por mais duas horas.Depois, corte em quadradinhos e enfeite com grãos de café.

Dica: os tempos de micro-ondas variam, por isso, comece com 30 segundos e retire a mistura. Mexa bem e depois coloque mais 20 até ele estar totalmente derretido.

2 – Tiramisù de café: um toque da Itália em sua sobremesa.

Ingredientes

  • 250 ml de espresso forte ou café coado amargo bem forte — sem açúcar;
  • 250 gramas de açúcar;
  • 500 gramas de mascarpone;
  • 6 gemas de ovo;
  • 30 unidades de biscoito champanhe;
  • Cacau em pó.

Modo de preparo

Primeiramente, prepare o café, pois assim enquanto as outras etapas são feitas, a bebida pode esfriar e ficar na temperatura ambiente, que é a ideal para replicar o Tiramisù original da Itália.

Feito isso, é hora de bater as gemas com açúcar. O método ideal é usar uma batedeira e ir acrescentando o açúcar em forma de “chuva”, até que a mistura forme um tipo de espuma.

Quando alcançar o ponto de espuma, acrescente, também aos poucos, o mascarpone. Ao invés de usar a batedeira nesta etapa, use uma espátula ou colher e mexa toda essa mistura até que se torne um creme homogêneo.

Enquanto o creme descansa um pouco, molhe os biscoitos champanhe no café, que a este ponto já está em temperatura ambiente. Atenção: não é preciso encharcar os biscoitos, ok?

Após essa etapa, é hora de montar a sobremesa com café. O primeiro passo, e talvez o mais importante, é usar uma forma redonda! O Tiramisù original é feito neste formato.

Agora, é só montar em camadas. Para esta receita, sugerimos que você coloque, primeiro, 15 biscoitos na primeira camada. Depois, cubra-os com o creme que fizemos com gemas, açúcar e mascarpone.

Em seguida, coloque os outros 15 biscoitos. Depois, cubra novamente com o restante do creme — não é recomendável ter muitas camadas.

Por último, leve à geladeira. Os italianos costumam dizer que o melhor Tiramisù é o do dia anterior. Portanto, faça com uma antecedência de, pelo menos, 12 horas antes de servir.

Pouco antes de saborear, polvilhe a superfície da sobremesa com cacau em pó. Se não tiver, pode ser chocolate em pó.

3 –   Café com sorvete e pé de moleque: para os dias mais quente.

Ingredientes:

  • – ½ xícara de Café gelado
  • – 1 bola de sorvete de creme
  • – 1 colher (sobremesa) de doce de leite
  • – Pé de moleque a gosto

Modo de preparo:

Coloque o doce de leite em uma xícara ou copo alto. Despeje o café e coloque a bola de sorvete. Cubra com pé de moleque e aproveite!

4 – Pudim de leite com café: Difícil de resistir.

Sobremesas com café - Pudim de Leite com Café

Ingredientes

  • 3 ovos médios – 150 g
  • 1 caixinha de leite condensado – 395 g
  • 2 xícaras (chá) de leite integral – 480 ml
  • 1 colher (sopa) de café solúvel – 10 g
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado – 180 g

Modo de Fazer

Bata por 5 minutos no liquidificador os ovos com o leite condensado, o leite e o café solúvel. Reserve.

Coloque o açúcar em uma forma com furo no meio (capacidade para 2½ litros). Leve ao fogo até o açúcar derreter.

Retire do fogo e espalhe o caramelo por toda a parte interna da forma e despeje o creme batido. Se preferir, utilize 4 formas individuais (capacidade para 280 ml).

Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (180°C) e em banho-maria por 1 hora e 30 minutos ou até o pudim ficar firme. Retire do forno e, após esfriar, leve à geladeira.

E aí, gostou da nossa seleção especial de sobremesas com café? Esperamos que sim! Replique alguma delas em sua casa e compartilhe conosco o resultado, adoraremos receber seu feedback sobre o preparo selecionado. Ah, e não se esqueça que em nossa loja virtual você encontra formas, assadeiras e diversos itens que facilitarão seu dia a dia na cozinha.

 

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on YummlyEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *